A Revista Circuitos Geraes publica hoje uma série de 3 Programas Terra de Minas, produzidos e exibidos pela Globo Minas sobre as Ferrovias de Minas. No segundo programa, destaque para a cidade de Sarzedo que teve a Estação ferroviária totalmente restaurada e transformada em museu. Excelente trabalho da equipe de patrimônio da cidade. Um exemplo de que valorizando profissionais e pessoas tudo pode ser feito em prol da preservação da memória de uma cidade. Exemplo esse, que em Ibirité, infelizmente foi feito na contra mão de direção no prédio da estação ferroviária, que data de 1917. Em Ibirité, a prefeitura dando um péssimo exemplo e falta de visão, destruiu a rampa da antiga estação, o jardim jardim externo e ao invés de restaurar o prédio com apoio de profissionais especializados, apenas reformou o prédio sem preocupação com os traços da antiga arquitetura industrial características das estações dessa época. Parabéns Sarzedo pelo exemplo na valorização e preservação da memoria.
sábado, 31 de janeiro de 2015
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
TIRADENTES - Por onde é que você andou que não conhece esta cidade?
TIRADENTES
Por onde é que você andou que não conhece esta cidade?
Por Célio Rocha
Como um bibelô, a pequena e pacata Tiradentes encanta os visitantes por manter construções do período colonial intocadas até hoje, o que lhe garantiu o tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As ruelas de calçamento em pedras pé-de-moleque iluminadas por lampiões reforçam ainda mais o charme que a cidade natal do grande líder inconfidente oferece aos visitantes. Vale a pena circular pela Rua Direita, a primeira do município, e conhecer os restaurantes e ateliês de lá. Pertinho dali, o turista também pode conhecer o famoso Chafariz do século 18, que já serviu de cenário para minisséries de televisão, como Hilda Furacão.
Além das fotos, o visitante não deve se esquecer de beber um pouquinho das três fontes de água, que prometem trazer amor, sorte e fortuna.
Em Tiradentes está localizada a 2ª igreja mais rica do Estado, a matriz de Santo Antônio, construída em 1710. Considerada a mais antiga da região, a igreja mantém seu interior no estilo barroco europeu intacto, com esculturas em madeira e paredes revestidas com folhas de ouro. Que segundo informações de guia local, foi construída em formato de uma embarcação de cabeça para baixo simbolizando a Arca de Noé, construída para a salvação no Dilúvio, Já a fachada original, que era simples e cheia de linhas retas, foi restaurada um século após sua inauguração. A irmandade do Santíssimo Sacramento (na época, Portugal proibiu a entrada de ordens religiosas na província de Minas Gerais para não precisar compartilhar as riquezas), responsável pela igreja, aproveitou desenhos de obras de Aleijadinho para ornamentá-la com pedra-sabão.
Tiradentes consegue encantar seus turistas a cada nova visita. É muito comum se despedir da cidade com aquela sensação de “quero mais”. E, por isso, a grande maioria dos visitantes sempre retorna, trazendo consigo novos ânimos, companhias e escrevendo novas histórias pelas ruas de pedra.
Realmente são muitas as atrações: gastronomia, roteiros religiosos, arte, artesanato, belezas naturais, esportes radicais e diversas modalidades do ecoturismo. Alguns dos eventos da cidade como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia são reconhecidos e prestigiados, atraindo turistas do mundo inteiro.
Com um grupo de amigos, pela terceira vez visitei Tiradentes. Desta vez para participar da 18ª Mostra de Cinema, que teve como homenageada, a atriz Dira Paes, que juntamente com outros atores dos filmes exibidos na mostra, circularam por entre os turistas e visitantes esbanjando simpatia e encanto pela cidadezinha acolhedora, que já e palco de grande eventos durante o ano.
Não deixe de visitar a comunidade de Bichinho e a cidade de Prados, que ficam bem pertinho de Tiradentes. Bichinho e um vilarejo lindíssimo, onde se pode comprar belíssimas peças de arte e artesanato, com a cordialidade dos moradores locais.
No caminho para Prados, em meio à paisagem rural visite também o Museu do Automóvel, e é claro, não poderia deixar de fazer uma self básica rsrsrsr. Além de tirar uma foto com os amigos, Custódio e Izabela.
Dali fomos em direção a uma aventura ecológica pelo Parque dos Fundadores, (http://visiteprados.com/sample-page/o-que-visitar/serra-sao-jose), aos pés da Serra de São Jose. Uma aventura incrível com direito a água mineral na bica e visita ao vilarejo Carassa, território de grandes artistas e artesãos da região.
História
Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas porJoão de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII.
Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier, que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes. Tiradentes tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade doséculo XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes_(Minas_Gerais).
Mais Fotos:
Aguarde em breve você vai poder curtir roteiros incríveis em viagens de 1 dia por cidades de Minas.
Comissão aprova projeto que inclui turismo como direito fundamental do idoso
12/11/2014 - 18h47
Comissão aprova projeto que inclui turismo como direito fundamental do idoso
Proposta também determina que o poder público crie políticas de turismo e estimule a oferta de serviços desse setor aos idosos.
Alexandra Martins/Câmara dos Deputados
Valadares Filho: proposta vai aumentar qualidade de vida dos idosos e incentivar o setor de turismo.
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7534/14, que inclui o turismo no conjunto de direitos fundamentais atribuídos aos idosos, como a educação, a cultura e o esporte.
Para garantir esse novo direito, o texto determina que o poder público crie políticas de turismo e estimule a oferta de serviços aos cidadãos com pelo menos 60 anos de idade. A proposta acrescenta o dispositivo ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).
Para o autor do projeto, deputado Helcio Silva (PT-SP), o crescimento da expectativa de vida da população aumenta a demanda por serviços voltados à terceira idade. Ele ressalta que essa faixa etária tende a se tornar cada vez mais importante para o mercado de consumo.
Benefícios
O relator na comissão, deputado Valadares Filho (PSB-SE), apresentou parecer favorável ao projeto. Ele salientou que a proposta vai aumentar a qualidade de vida dos idosos e incentivar o setor de turismo.
O relator na comissão, deputado Valadares Filho (PSB-SE), apresentou parecer favorável ao projeto. Ele salientou que a proposta vai aumentar a qualidade de vida dos idosos e incentivar o setor de turismo.
Já o coordenador da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso, deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), destacou que a proposta poderá resultar em estímulos do poder público ao desenvolvimento do mercado de turismo nacional. “Quando o incentivo vem do Estado, vem uma série de benefícios fiscais. Isso ajuda muito o mercado”, disse.
Tramitação
O projeto, de caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O projeto, de caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
Da Redação – PT
Colaboração – Emily Almeida
Colaboração – Emily Almeida
Assinar:
Postagens (Atom)